Solstício: como ele pode afetar você?
- Bruna Viegas
- 23 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de jun. de 2023
Solstício, vem do latim sistere que pode ser entendido como “parada do sol”, pois, é a sensação de que ele parou, para que nos hemisférios norte e sul acontecessem os dias e as noites mais longas do ano.

No Hemisfério Sul, entramos no Solstício de Verão quarta-feira, 21 de dezembro por volta das 18:48h. Esse movimento astronômico, marca a chegada do verão e o dia mais longo do ano, e com ele, toda energia a nossa volta começa a mudar.
Te convido parar por um instante, e perceber como está a vida ao seu redor com a aproximação do sol. Pois, a energia calorosa, naturalmente provoca o movimento, a inquietação e agitação, tanto física quanto emocional, e pode instigar a vontade de se conectar mais com as pessoas, participar de festividades e celebrações e estar entre amigos e familiares. O calor estimula expandir as ações voltados para fora, para se conectar com o mundo, para explorar novos lugares, se aventurar e viajar.
Também, pode surgir mudanças de hábitos como: alimentação mais leve e fria, consumo de mais líquido, e estar mais em contato com a água através da praia, cachoeiras, piscinas, como também o aumento na frequência de banhos.
Você pode aproveitar para se observar a partir das seguintes reflexões:
Quais lugares tenho tido vontade de estar ou frequentar?
O que tenho sentido vontade de fazer nessa estação?
O que tenho sentido vontade de comer?
Quais são as frutas e legumes da estação?
Como tenho me sentido ultimamente?
Enquanto no Hemisfério Norte, ocorre a chegado o Solstício de Inverno, marcada pela noite mais longa do ano. O inverno também traz a necessidade de mudar o estilo de vida e a rotina novamente. A própria temperatura mais fria, provoca o encolhimento do corpo, e consequentemente a vontade de não querer sair tanto de casa para se manter aquecido. Aqui a energia é de contração, recolhimento e introspecção, portanto, acaba reduzindo o convívio social, pois as ações são voltadas mais para dentro.
Os hábitos alimentares pedem por comidas mais suculentas, caldos, sopas, com mais densidade para aquecer o corpo e nutrir a alma de energia para o longo período virá. Interessante observar, que aumenta o contato com o fogo, por meio de aquecedores, lareiras, fogueiras e banhos quentes como escalda-pés para tirar a friagem.
Para você que entrou nessa estação, aproveite também para refletir:
O que tenho sentido vontade de fazer?
O que tenho sentido vontade de comer?
Quais são as frutas e legumes da estação?
Como tenho me sentido ultimamente?
Que ações tenho tido voltada para dentro?
Como está o meu sono?
O ato de parar, se auto observar, e perceber como se sente, já é uma ação para trazer a presença, ou seja, estar mais consciente de si e da vida, o que contribuir muito para sair do modo “piloto automático”, e assumir o lugar de protagonista da nossa própria história, fazendo escolhas melhores e que promovam amor, saúde e felicidade.
Conta pra mim aqui se você já tem feito essas observações e como tem sido, ou se você ainda não faz, como foi ler o texto acima e saber como as estações se relacionam na nossa vida cotidiana. Eu vou adorar saber...
Feliz Solstício pra você!
Bruna Viegas
Naturopata
Fonte:
Acessado em 22/12/2022 as 17h - https://www.todamateria.com.br/solsticio-verao/
HOLTHAUSEN, IEVE; ANDRADE NAÍLA. Mandala Lunar: um caminho de autoconhecimento. Porto Alegre/RS, 2022.
Estando fora, se observa muito ....aquí inverno, noites longas...o dia fica claro quase que as 9h da manhã e 18h já é noite.
Para mim é triste, mas nao deixo de fazer minha academia que, me dá um up maravilhoso e ajuda a gastar tudo o que como 😅😅😅!!!
....é , as comidas ficam mais fortes e se come muito mais😱😬🙄!!
O outro lado é o de você se acolher, olhar a sua bosta, arrumar armarios físicos e mentais...literalmente jogar fora o que nao te "serve" e organizar o que ficou.
Para mim , vem mais forte a saudades das pessoas , creio que pelo fato de ter que ficar mais "fechadinha".
Nao vejo a hora que venha a primavera…